top of page

A importância do JOGO e da COMPETIÇÃO no processo formativo de crianças e adolescentes. Enquanto educadores, nosso entendimento é que o jogo é uma importante ferramenta pedagógica que potencializa o desenvolvimento integral de praticantes de modalidades esportivas coletivas, neste caso, o futsal.

Em um perspectiva ecológica de ensino, o jogo é a tarefa que integra os alunos-atletas ao ambiente de treino e/ou competição. Assim, a interação indivíduo-ambiente faz emergir diferentes possibilidades de ação. Nesse contexto, os jogadores desenvolvem a capacidade de perceber-agir mobilizando para tal os domínios cognitivo e motor para atenderem as demandas tático-técnicas nas diferentes fases do jogo, nomeadamente, ofensiva e defensiva.

Contudo, no futsal, a vivência do jogo e da competição para além potencializarem a formação esportiva de longo prazo (FELP), ou seja, “EDUCAR PARA O ESPORTE” contribuem com o processo para o “EDUCAR PELO ESPORTE”.

Nosso entendimento é que nessas atividades os praticantes de futsal aprender a conviver coletivamente por meio da aquisição de valores como: (1) RESPEITO, (2) COOPERAÇÃO,, (3) SUPERAÇÃO, Desse modo, esses resultados permitem que professores-treinadores definam os objetivos do processo de ensino a partir das necessidades individuais e coletivas com o propósito de que os alunos-atletas possam evoluir superando suas dificuldades e/ou limitações tendo como referência diferentes parâmetros, tais como: físico, técnico, tático e psicológico.

image.png
MASCOTE COM BOLA SEM FUNDO.png

QUEREMOS JOGAR COM ESSAS REGRAS

Regra 1: Não grite comigo em público;

Regra 2: Respeite as decisões do Treinador;

Regra 3: Respeite as decisões dos Árbitros;

Regra 4: Respeite os nossos Adversários;

Regra 5: Tenha equilíbrio emocional – “não perca a calma”;

Regra 6: Divirta-se ao me ver jogar;

Regra 7: Não se esqueça que é apenas um jogo, e que o processo é mais importante que o resultado;

Regra 8: Não jogo sozinho, somos uma equipe, apoie-nos, independente do resultado;

Regra 9: Reflita, eu e meus companheiros de equipe daremos o nosso melhor nos jogos;

Regra 10: Não me de lições após o jogo;

Regra 11: Com teu apoio serei feliz, queremos jogar com essas regras.

O apoio familiar é fundamental para que os alunos-atletas a APRENDAM tanto com as alegrias de uma vitória quanto com as frustrações de uma derrota esportiva, com o propósito de que se tornarem seres humanos melhores.

Copa Integração banner site.png
bottom of page